Algum tempo atrás, quando resolvi fazer um
ask, me fizeram essa pergunta por lá e respondi de uma forma bastante resumida o que eu acho/sei sobre o assunto. Bem, aqui tentarei me aprofundar mais nisso confiando em meus estudos (já que trabalho com esse assunto e outros referentes ao sexo feminino E também sou mulher). Vamos ver se consigo responder essa pergunta de forma adequada.
A sexualidade feminina, ou melhor, a liberdade em expressar essa sexualidade - seja qual for - é algo tratado como tabu na nossa sociedade, e ouso dizer que na maioria das sociedades também. A mulher mais "recentemente" pode ter conseguido o direito de votar, de trabalhar e dos abusos referentes a seu sexo serem punidos, mas algo que ainda deixa bastante a desejar é o de ela poder "falar sobre o que bem entender".
Mulheres podem falar de cozinha, roupas, maquiagem, amigas, fofocas e etc, mas quando chegamos ao patamar do sexo tudo se torna um tabu. Não temos o direito de tocar no assunto com a liberdade que queremos por medo de sermos julgadas como vadias, putas, vacas e etc. Normalmente é isso que acontece quando uma mulher toca nesse assunto considerado tão sensível pela sociedade. Não são todas que tem esse medo e da mesma forma não são todos que julgam elas por comentários acerca do assunto, mas é algo bastante recorrente mesmo nos dias de hoje com todos os direitos conquistados.
De onde vem esse preconceito? De séculos e mais séculos atrás. De quando a mulher ainda era obrigada a ser submissa do homem e fazer apenas as vontades dele. De quando ela ainda não tinha plenos poderes de seu próprio corpo - não que hoje ela tenha poder total sobre ele -. Ou seja, em resumo: falar sobre sexo para a mulher não envolve timidez, mas sim toda uma cultura baseada no machismo, é algo culturamente construído.
Hoje em dia ainda temos muito mais liberdade. Já li textos sobre esse tema da sexualidade e direitos femininos e sei tudo o que conquistamos com muito suor e sangue, mas nem tudo ainda está livre dessa cultura machista. Ah, e quero que saibam que quando falo do machismo não estou querendo dizer que todos os homens são machistas. Sabemos que existem muitos homens que apoiam a causa das mulheres, e da mesma forma existem muitas mulheres que são machistas (isso mesmo! Até eu "era" a um tempo atrás sem saber e só fui perceber isso depois de reavaliar meus conceitos).
Pois bem, tudo isso que é considerado timidez sobre o assunto sexo é apenas algo construído culturalmente em nossas mentes por anos e anos e cristalizado de uma tal maneira que não vemos a verdade bem diante de nossos olhos.
Algumas mulheres, já enxergando essa verdade, começam a fugir de todos os padrões e esteriotipos criados, mas a grande maioria ainda continua nessa "mesmisse" e se deixa levar. A única coisa que podemos fazer é ir nos moldando aos poucos, reavaliando nossos conceitos, nos revendo como mulher e indo em busca a total liberdade de expressão.
Por enquanto ficarei por aqui. Mais dúvidas, podem falar comigo via twitter e em breve penso em criar um e-mail para o blog também.