Olá pessoal, cá estou eu aqui de novo!
Sei que ando meio sumida, apesar de já estar de férias e agora ter tempo de sobra para ler e resenhar. O meu maior problema mesmo é a preguiça e o sono que ando sentindo, mas bem, vamos lá. Ando lendo "A fúria dos reis", continuação d'A guerra dos Tronos, e peguei esse livro aí (que foi indicado por uma professora do meu curso) para ler para uma prova. A prova sobre ele não ocorreu mas comprei o livro mesmo assim e aqui estou eu lendo ele nas férias.

Émile Durkheim foi um grande sociólogo, na verdade foi um dos fundadores da disciplina de Sociologia. Entre seus trabalhos de grande renome podemos encontrar: O suicídio, As regras do metódo sociológico, As formas elementares da vida religiosa, Da divisão do trabalho social e tantos outros livros e manuscritos ou artigos. Gosto bastante desse autor, apesar dele ser um tanto "enrolão" na forma como escreve. Por exemplo: demorar um parágrafo ou um capítulo inteiro para dizer o que realmente importa apenas no final. Mas fora isso, gosto do Durkheim e sua forma de pensar acerca de algumas coisas bate bastante comigo.

Educação e Sociologia foi um livro lançado em 2011 pela editora Hendra. É em parte livro, em parte uma obra resultante de vários artigos e apresentações que ele deu em sua vida sobre a Educação e seu envolvimento com as disciplinas. Nele Durkheim nos mostra o que é a educação, como ela deve ser estudada e como deve ser dada pelos professores. É um livro que indico para todos aqueles que vão trabalhar na área docente. 

Para Durkheim existem diferentes tipos de Educação, e não apenas uma. Essas diferenças existem em nível regional a global, pois determinada Educação sempre irá atender as demandas da sociedade a qual faz parte. Por exemplo: nas cidades, principalmente as grandes metrópoles sejam brasileiras ou outras, existe a Educação do rico e a Educação do pobre. O rico sempre será ensinado de forma melhor, para aprender a ser patrão, enquanto isso o pobre recebe uma Educação que só irá ensinar ele a fazer o que o patrão manda (não que isso seja regra, mas acontece quase sempre). Essas educações são dividas para atender a demanda da sociedade, ou seja, os indivíduos vão ser especializados para as áreas em que a sociedade os necessita.

Outra crença de Durkheim era acerca do dever da Educação. A Educação deveria formar o "ser social", já que o homem por natureza seria egoísta e associal. A Educação iria inseri-lo na sociedade, já com sua mente preparada para seguir todas as regras e leis determinadas por esta mesma sociedade. E essa Educação sempre seria voltada para a sociedade a qual pertencia, e sempre repassaria valores dessa sociedade e de sua cultura vigente. 

Algo que achei bastante interessante no livro foi a forma como Durkheim dá valor aos docentes, afinal de contas ele mesmo se tratava de um. Tem um trecho que acho que faz todo o sentido para um professor se ele quiser ser um bom profissional de ensino de qualquer disciplina.

"(...) a autoridade, assim entendida, nada tem de violência ou opressão; consiste inteiramente numa certa ascendência moral."  (pág. 56)

Com isso o que ele pretendia dizer é que: o professor para ser professor só precisa acreditar na sua missão para isso, e acreditar que essa sua missão realmente é importante para todos. Não importa o que os outros digam, se ele acreditar que é importante, conseguirá obter a moral para com seus alunos.

Bem, vou encerrando essa resenha por aqui. Foi curta, eu acho, e não adentrei muito em detalhes maiores do livro, mas se eu entrasse nesses detalhes era capaz de fazer um resumo geral do livro e não é isso que pretendo aqui. Quem ficou curioso, leia-o. Não é tão caro assim, o meu foi cerca de R$ 20 e alguma coisa. Espero que tenham gostado e nos vemos em breve!



2 Comentários

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  2. sem noção afirmar que a educação autoritária proposta por Durkhein é fundamental para qualquer professor hoje em dia. Se fosse a uns 100 anos atras poderia até ser. aTé.

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