Olá pessoal! Olha eu aqui voltando com as resenhas depois de um tempo, haha. Então perdoem qualquer coisa, faz tempo que não escrevo realmente é o cérebro está meio "travado" no raciocínio. 

Resumo: 

Jogos Vorazes narra a história de uma América do Norte pós-apocalíptica, onde a América do Norte como a conhecemos some e surge o Panem forte e onipotente. Como uma forma de relembrar que apenas Panem tem o poder e que nenhuma rebeldia ou rebelião será aceita, todo ano eles realizam os Jogos Vorazes. As pessoas que participam dos jogos são chamados de tributos e são dois por distrito, um tributo masculino e um feminino. São 12 distritos (antigamente seriam 13, mas o D-13 foi destruído por conta de uma rebelião), o que dá um total de 24 tributos e só um pode sobreviver aos Jogos. A regra do jogo é simples: matem-se até sobrar o último. Se não se matarem, os organizadores dos jogos irão matar de qualquer jeito.

Katniss, a personagem principal, se torna uma tributo do distrito 12 quando se voluntaria no lugar de sua irmã Primrose. Ela possui uma personalidade forte, que a princípio não aceita se dobrar aos desejos da Capital mesmo que isso signifique sua sobrevivência. No começo ela não se dá muito bem nos jogos, mas a partir do momento que consegue seu arco e flecha (sua principal habilidade seria com essas armas), a situação muda.

E que a sorte esteja a seu favor!

Outros personagens que devem receber tanto visibilidade minha como da autora nos próximos livros são Gale e Peeta. Gale seria o melhor amigo e companheiro de caça de Katniss. Mesmo que ela diga que são apenas amigos, sempre podemos sentir um "cheiro de romance no ar" entre os dois, principalmente pela parte de Gale. Peeta é o tributo masculino do distrito 12,e, pelo jogo, o par romântico de Katniss. Ele é alguém a quem Katniss viu somente uma vez. Uma pessoa doce e gentil, sua principal habilidade dentro do jogo seria a camuflagem. Também existem outros personagens de grande importância como Haymitch, Effie, Cinna, Presidente Snow e etc.

CRÍTICA: 

Desde que eu assisti aos filmes fiquei morrendo de curiosidade para ler os livros (ainda mais com tantos comentários positivos que me faziam dele), e assim que eu pude comprá-los não perdi mais tempo em ingressar no mundo criado por Suzanne Collins!

No começo o livro se dá por passagens lentas, e isso me lembrou muito o começo de A hospedeira (não a história, é claro, mas a lentidão no desenrolar dela). A Katniss que se dá no princípio é monótona e chega a nos chatear (na verdade ela sempre me chatea, não gosto muito da personagem em si). Como no livro mesmo ela se mostra, não é cativante ao público, apesar de muitos serem os que comentam como gostam dela, a acho egoísta e fria, mas sei que isso faz parte dos planos dela. Peeta, ao contrário, tem grande facilidade em nos cativar com seu sorriso imutável e sua inocência frente ao mundo.

A escrita da Collins é maravilhosa e terrivelmente viciante. Quando entramos em Panem, não queremos mais sair até saber o desfecho (pra terem ideia, ontem passei umas 6 horas ou mais lendo o livro DIRETO!). Não gosto muito de livros em primeira pessoa, como é o caso desse, pois só nos dá uma versão dos fatos, mas ainda assim me surpreendeu. 

A edição que comprei (box da Rocco Jovens Leitores) é linda! Pelas fotos não dá para notar, mas todas as capas são em auto-relevo e com ilustrações no começo e no final do livros (claro que a ilustração é o tordo, simbolo da saga).

Esse foi apenas o primeiro livro da saga, mas não me decepcionou em nada e espero que só melhore daqui pra frente.


PS.: Esqueci de citar mas esse livro se trata de uma triologia. 1º Jogos vorazes; 2º Em chamas e 3º A esperança



Deixe um comentário