Como eu já cheguei a dizer algumas vezes, sou tremendamente apaixonada pela escrita de Jane Austen. Ela foi uma das primeiras autoras que eu tive o prazer de ler e que me cativou imensamente, e a conheci por meio do filme Orgulho e Preconceito (apenas depois eu descobri que se tratava de um livro e fui lê-lo). E tal qual ao filme, o livro não deixou nada a desejar e me deixou neste sentimento de êxtase que me encontro agora.
A série Reencontro, da editora Scipione, se trata de uma série trabalhada para jovens e adolescentes. Os livros e as histórias são adaptadas da melhor forma possível para que essas pequenas mentes em desenvolvimento os entendam, por este motivo, muitas vezes acabo por não gostar das adaptações que são feitas. O livro As mil e uma noites me decepcionou bastante neste quesito, mas ressalto que não é nada contra a editora, autor ou a pessoa que faz a adaptação, é algo apenas meu. Mas vamos ao livro!
Razão e Sensibilidade foi o primeiro romance produzido por Jane Austen, em uma época que sabemos não ser muito promissora para mulheres, quem dirá então mulheres escritoras! Esse livro narra a história da família Dashwood, em especial Elinor e Marianne. Desprovidas de qualquer herança após o falecimento do pai, as duas irmãs, junto com a irmã mais nova (Margareth) e a mãe, são obrigadas a mudar-se da casa onde sempre viveram e a ir para uma cidade onde tem apenas um primo distante como conhecido. Acabam fazendo amizade rápido com as pessoas da cidade graças a esse primo, e, no caso de Marianne, acaba conhecendo o homem que ela tomaria como "o amor de sua vida". Elinor já era apaixonada por seu cunhado (oh sim! esqueci de citar que elas tem um irmão, e foi para ele que toda a fortuna do pai foi direcionada).
Assim como Orgulho e Preconceito, este livro trata de fazer a narração de um romance, ou dois no caso. O romance principal seria de Elinor e Edward, o secundário seria de Marianne com Willoughby. Um desses romances tem o final esperado à lá conto de fadas, o outro acaba passando por algumas mudanças, mas em base o livro é isso. É um romance que passa por toda a sorte de situações e quem sempre achamos que vai acabar na próxima página por causa do distanciamento das partes, mas nunca é isso que acontece.
Apesar de pertencer a uma série infanto-juvenil, o que deixa alguns detalhes por fora, eu digo que gostei bastante do livro, e o recomendo a todos aqueles que são apaixonados por Orgulho e Preconceito e por um bom romance a moda antiga. Também é interessante pessoas que trabalham com assuntos ligados a mulher, como é meu caso, pois nos mostra o papel uno da mulher de antigamente. Então, é isso, até a próxima!