Autor (a): J.K. Rowling
Editora: Rocco
Categoria: Ficção, magia, contos.

Um aviso, que apenas agora me lembrei: geralmente pego o resumo do livro de qualquer site da internet, nesse caso o site é o da Saraiva.

Resumo: O livro, que aparece em "Harry Potter e as Relíquias da Morte" como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter - que vendeu mais de 400 milhões de exemplares, em mais de 200 territórios, e foi traduzida para 65 idiomas. Leitura obrigatória para os milhares de leitores que se sentiram "órfãos" com o fim da saga do bruxinho. 

Crítica: Ainda não posso me dizer fã fiel da Rowling, até porque o livro que mais gostei dela - ou os livros - foram os da Saga Harry Potter. Já tenho o ebook de Morte Súbita aqui baixado, só falta tempo para ler. Mas vamos ao que interessa.

Podemos nomear este livro como uma "continuação" da Saga de Harry Potter, já que trata do mesmo assunto relacionado a magia e dos mesmos personagens que tão bem já conhecemos como Alvo Dumbledore e Hermione Granger entre outros mencionados.

Os Contos de Beedle, o Bardo são comparáveis aos nossos contos de fada, e em alguns casos até com os Contos dos Irmãos Grimm (para quem não sabe, os Contos dos Irmãos Grimm, apesar de serem a base dos Contos de fada, são completamente diferentes em seus enredos e desfechos), como no caso da estória do Coração Peludo.

O livro é dividido em basicamente 5 contos com comentários de Alvo Dumbledore, e notas da Rowling, sobre o conto e assuntos mágicos que podem confundir a primeira vista. Esses 5 contos são completamente diferentes uns dos outros, mas a maioria recita a mesma "moral da história": trouxas não são inferiores aos bruxos por não terem magia, devemos respeitar a todos, sabedoria acima da ganância dentre outras coisas. Em resumo, são morais que devem agradar bastante Dumbledore e a outros bruxos pró-trouxas.

Para mim qualquer pessoa pode vir a ler este livro, desde que tenha livro a Saga de Harry Potter anteriormente para que não fique totalmente perdida nele. E não, só ter assistido aos filmes não é suficiente, já que os livros vão bem mais a fundo na estória.

Gostei bastante do livro, principalmente dos contos, mas confesso que quando começavam os comentários do Dumbledore eu me sentia um tanto entediada e só gostava de um comentário ou outro. Porém, esses comentários são essenciais para entender verdadeiramente o enredo da estória e saber algumas curiosidades não citadas nos livros da Saga.

Ah, ia me esquecendo de comentar sobre a capa do livro! - pretendo comentar sobre isso quando entendo ela ou me agrada -. A capa, tanto a inglesa como a brasileira, é azul claro com as letras em azul escuro e me lembrou bastante um outro livro que eu tenho. Parece realmente com uma capa que se daria para um livro de contos infanto-juvenis ou até infantis.

Bem, é isso. Os Contos de Beedle, o Bardo, não me surpreenderão da maneira como eu gostaria que fosse, mas foi bem produtivo lê-lo e saber sobre mais curiosidades sobre o mundo da magia que tanto admiro.


Deixe um comentário