Autores: Hededia, Alexandre; Fernandes, Camila; Celli, Gianpaolo; Cappelli, Giorgio e Diegues, Richard.
Editora: Alaúde
Categoria: Terror, suspense.
Resumo: (Retirado do próprio livro) Necrópole - histórias de vampiros é o primeiro volume de uma coleção dedicada à nova nata do suspense e do terror. A cada livro, um tema diferente, sempre com escritores brasileiros, que apresentam histórias distintas, mas o mesmo cenário: a Necrópole, metrópole que noite e dia digere nossas almas, gerando em seu ventre cadáveres célebres e assassinos anônimos.
Crítica: Como deu pra perceber, Necrópole se trata de um livro de terror que agrega vários contos sobre esse tema "vampiros" (existe mais dois livros, um sobre fantasmas e outro sobre bruxas que ainda lerei e farei a resenha aqui). O que achei mais divertido e interessante nele foi o fato de ser feito por autores brasileiros. Adoro um bom terror, e isso juntando com a nossa escrita, se tornou um prato e tanto para mim.
Bem, confesso que alguns dos contos não nos passam tanto medo e pavor assim. No máximo nos surpreende e abrem nossos olhos para novas possibilidades vampirescas, como o fato de poder existir vampiros frágeis e doentes, outros vampiros bons e outros que conseguem ser levados pelas maldade humana - não que eles também não sejam bem malvados a sua própria maneira.
Algo que achei bastante interessante é que as histórias narradas neste livro nunca terminam com um final certo. Todos os contos sempre terminam com aquela pitada "agora você pense o que quiser sobre o final dado ao vampiro/humano". É engraçado até, mas bastante criativo e que te finca na história.
Confesso que o conto que menos gostei foi o primeiro, mas não pelo fato de ele envolver religião, e sim pelo simples motivo que nunca havia visto um vampiro frágil e tão deplorável. E fora que a história é a menos aterrorizante e quase desisti por conta dela. Em contraposição, a narrativa que mais gostei foi a d'O edifício. É a mais assustadora dentre todas e a que mais mexe com nossos sentimentos e aterroriza a nossa mente. Mas cada um dos contos tem seu próprio charme e chego a dizer que é para agradar a todos os gostos.
Recomendo esse livro a aqueles amantes de vampiros e histórias que envolvam terror e/ou suspense, mas não o recomendo para as pessoas que tenha pesadelos com facilidade e por isso acabem perdendo o sono.